segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Testemunhos do Caminho

SANTIAGO DE COMPOSTELA

Já viajei muito, por vários países, vi cidades, monumentos, igrejas, museus, paisagens, gente…
Comi pratos diversificados, passei bem e mal, gostei e detestei, percorri caminhos, continuo a adorar viajar…
A última viagem foi a mais perfeita. Fui a Santiago de Compostela a pé, foi um encontro comigo própria, comi mal, dormi razoável mas modestamente, percorri caminhos maravilhosos pela natureza, passei lugarejos lindos de simplicidade, passei Pontevedra, Padrón, Caldas de Rei. Cruzei-me com dezenas de pessoas de diversas nacionalidades.
A palavra de ordem foi “Bom caminho, que Santiago te proteja.”
Noutro local, uma aldeã acercou-se de nós e ofereceu-nos maçãs acabadas de colher, e um ancião surgiu para nos oferecer água.
Eu, que já tanto viajei, dormi em belíssimos hotéis e experimentei comidas exóticas, aprendi uma lição: a mais bela viagem é sempre a que fazemos connosco próprios, em que só “Deus” sabe o que vamos a pensar.
Uma das próximas viagens a fazer será à Índia, ao encontro de uma parte da minha história pessoal. Depois enviar-vos-ei outro texto.

Palmira Oliveira
Matosinhos
Revista Volta ao Mundo – Nº 193 – Novembro de 2010
Clube dos Leitores – pág.18

Sem comentários:

Enviar um comentário